A Atuação do Pedagogo no Espaço Não Escolar

Desde o início da História da Educação e da Pedagogia, o pedagogo é caracterizado como o profissional responsável por exercer atividades realizadas especificamente no ambiente escolar, seja diretamente dentro da sala de aula, ou coordenação, direção e até mesmo supervisão escolar. Dificilmente encontram-se profissionais dessa área inseridos em outros ambientes que não sejam escolares, ainda que esses ambientes sejam relacionados com educação.

É de extrema importância o trabalho do pedagogo em diversas áreas, seja para treinar, capacitar, ou até mesmo atualizar o funcionamento do corpo funcional, seja qual for o ramo a que o espaço se destine. Num hospital, o pedagogo tem o dever de continuar a educar os pacientes que não podem se locomover até a escola. Num museu, a sua função é informar os visitantes, e até mesmo agendar visitas para que os trabalhos a serem feitos fora dali e com relação ao que foi visto, não seja algo isolado. Numa empresa, estando sempre em contato com a equipe, treinando, capacitando, motivação nunca faltará. Em qualquer uma dessas ‘modalidades’, seja dentro ou fora da escola, o pedagogo deve ser criativo, pró-ativo, ter grande habilidade para solucionar problemas, grande capacidade de criação de novas estratégias, saber trabalhar em equipe e estar sempre em contato com as novidades, visando sempre o crescimento da empresa e de seus funcionários, tanto em sua vida profissional como na pessoal. A função do Pedagogo no espaço não escolar é praticamente a mesma de dentro da escola: produzir e difundir o conhecimento, porém de forma mais ampla que no contexto escolar.

Além desses três exemplos citados acima (hospitais, museus e empresas), o campo de atuação atravessa os muros da escola para diferentes e diversos setores como: ONGS, hotéis, indústrias, empresas de construção civil, clubes, instituições de capacitação profissional, assessoria de empresas, rádio, tv e etc. O resultado traz novos significados para a educação não formal, invalidando preconceitos e idéias de que o pedagogo está apto para exercer suas funções apenas na sala de aula. Nos dias atuais, o lema é: onde houver uma prática educativa, se instala uma ação pedagógica. Afinal, o processo de ensino-aprendizagem é uma ação que acontece em todo e qualquer setor da sociedade, tendo em vista que a educação formal caminha paralelamente com a educação não formal, tornando a educação o principal instrumento contra a desigualdade social.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a licenciatura em Pedagogia assegura a formação dos profissionais de educação prevista no art. 64 da Lei nº 9394/96, que diz:

A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em Pedagogia ou em nível de pós graduação, a critério da Instituição de Ensino.

Ao mesmo tempo que forma professores, a Pedagogia prepara pessoas para compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação de idéia de transformação social. Dessa maneira, o curso de graduação em Pedagogia oferece ao pedagogo uma formação integrada para exercer a docência em diversos ramos, sendo:

a) Educação Infantil;

b) Séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

c) Disciplinas pedagógicas dos cursos de formação de professores;

d) Gestão dos processos educativos escolares e não escolares;

e) Produção e difusão do conhecimento do campo educacional;

f) Participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino;

g) Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;

h) Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares;

i) Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares.

O desafio principal do Pedagogo, dentro ou fora do espaço escolar, não se resume a conduzir dinâmicas de grupo e preparar material de treinamento para o qual as pessoas não enxergam reais necessidades. É preciso estudo e observações cuidadosas do que acontece dentro do local de trabalho, e entender o funcionamento do lugar, e os possíveis motivos do desequilíbrio (se este acontecer). O diagnóstico requer do Pedagogo perspicácia, observação, envolvimento, desprendimento, coragem, preparo técnico, ousadia, vontade, criatividade, e desejo efetivo de crescer. A maneira de agir precisa ocorrer de forma relacionada e cooperativa com a de outros gestores, tornando possível a elaboração e consolidação de metas, planos, projetos, e ações que visem a colaboração e a melhoria da atuação dos funcionários, e o desenvolvimento do local de trabalho.

Analisando, considerando e aplicando esses aspectos, fica a reflexão: Pedagogia não se resume ao ambiente escolar, pois a própria Educação não acontece somente dentro das escolar, e sim em todos os ambientes, culturas e momentos históricos. Enquanto a Educação resultar principalmente na contribuição da formação de pessoas dinâmicas e capazes de participar ativamente dos diversos ambientes de sociabilização, o local em que a relação ensino-aprendizagem acontece, de fato não terá importância.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

4 Response to "A Atuação do Pedagogo no Espaço Não Escolar"

  1. mulheres sentadas aos pés de jesus says:
    1 de junho de 2016 às 13:55

    boa noite, muito boa sua maneira de avaliar a atuação do pedagogo em espaço nao escolar .foi edificante e um bom aprendizado ,grande abraço

  2. mulheres sentadas aos pés de jesus says:
    1 de junho de 2016 às 13:58

    boa noite, muito boa sua maneira de avaliar a atuação do pedagogo em espaço nao escolar .foi edificante e um bom aprendizado ,grande abraço

  3. Unknown says:
    25 de fevereiro de 2020 às 03:46

    Muito bom a forma de avaliação top

  4. Unknown says:
    20 de abril de 2020 às 11:32

    gostei muito, seu assunto foi de extrema importancia para fazer meu entendimento sobre o assunto da pedagogia.

Postar um comentário